Sim, eu voto Ana Gomes!

Apoio Ana Gomes à presidência da República, porque acredito numa Presidente da República inclusiva, justa e com princípios. Uma candidata que já nos demonstrou ir à raiz dos problemas, com um sentido completamente independente e arrojado.

A Ana Gomes será uma Presidente dialogante, livre e firme, a Presidente que precisamos para os próximos tempos.

A COVID-19 levou-nos a sofrer a maior recessão de sempre em Portugal, levando a que as desigualdades aumentassem e que todas as fragilidades sociais se enaltecessem. Portugal, no âmbito do Pacote de Recuperação Económica, receberá 45 mil milhões de euros, nos próximos 7 anos. Um Pacote de Recuperação que tem de ser bem redistribuído e estruturado, para que o nosso país se desenvolva de uma forma mais coesa e sustentável nos próximos anos.

Portugal é dos países europeus que mais tem sofrido em termos de retrocesso económico e será certamente um país que sem uma boa resposta à crise, não conseguirá colmatar as fragilidades sociais que existem e que ainda podem se intensificar.

É por isso que, principalmente, em períodos tão conturbados como este, atos como privatizar, liberalizar e de deixar a economia apenas funcionar, só arruinarão o Estado Social que se quer mais forte do que nunca, um Estado Social ao serviço de todos. A resposta a esta crise não pode ser pela via da Austeridade. Não podemos voltar aos erros do passado, onde cortar naquilo que era fundamental tinha se tornado uma prioridade, mas cortar naquilo que poderia ser cortado, não foi opção.

É por isso que defendo que este Pacote de Recuperação tem que consagrar propostas assertivas, que respondam aos problemas do país e das pessoas. Problemas esses que tem de passar a respostas concretas, a vários níveis, desde a Coesão Territorial, ao Estado Social, à Descarbonização da Economia até ao Combate à Corrupção e à Evasão Fiscal. Creio que estes são os 5 eixos essências para a aplicação deste Pacote de Resolução, medidas nas quais Ana Gomes, defendera já publicamente.

Sou um socialista convicto e não um socialista de ocasião. Daí, respeitar aqueles socialistas que o são, mas não compactuar com aqueles que defendem uma outra candidatura que não as candidaturas verdadeiramente de esquerda. Socialistas que preferem elevar um candidato de direita apoiado pelos dois partidos mais votados, mesmo sabendo que sem uma candidatura forte e mobilizada à esquerda criar-se-ia um vazio que poderia ser ocupado por forças populistas.

Os erros do socialismo democrático pela Europa, iriam ser cometidos também em Portugal, caso Ana Gomes não se chegasse à frente. Um socialismo democrático que se evaporou, país após país, eleição após eleição. Não poderíamos deixar que Portugal seguisse o mesmo rumo.

Estas eleições serão históricas, pela negativa, porque oficializarão o crescimento da extrema-direita, que já se faz sentir em sondagens, mas que poderiam ser muito mais ambiciosas para os populistas, caso não houvesse uma verdadeira candidatura de liderança à esquerda.

Ana Gomes disse presente e creio que todos aqueles que se revêm no socialismo democrático também o deveriam fazer.

Ana Gomes é o rosto de milhares de portugueses que acreditam numa candidatura republicana, socialista e laica. Uma candidatura sem compadrios e sem reticências. Uma candidatura que ocupa todo um espaço político desde o centro à esquerda, mas também atraí aqueles que, mesmo não se revendo nos ideais de Ana Gomes, apreciam a sua forma de fazer política com valores e sem rodeios.

Portugal precisa hoje de uma voz, desta voz. Uma voz que dê voz pelos outros, uma voz sem amarras e que não deixe ninguém para trás. Essa voz é Ana Gomes!.

Diogo Martinho Henriques

Estudante de Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa. Presidente de Concelhia da JS / Santa Cruz (Madeira)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s