Porque devemos aumentar o Salário Mínimo Nacional na atual situação económica do país?

Estamos na reta final de 2020, um ano atípico devido à crise pandémica, assim como um ano repleto de desafios políticos e económicos para o nosso governo. A pandemia covid-19 atingiu duramente a economia Portuguesa, o confinamento obrigatório e outras restrições impostas, afetaram gravemente muitas empresas, assim como muitas famílias Portuguesas.

Atualmente enfrentamos uma crise diferente de todas as outras que até agora, por esse motivo temos de procurar agir de forma distinta do passado, percebendo de forma rápida como e porque surgiu esta crise.

Para uma análise mais profunda, relembro um estudo de 2020 “Pandemics Depress the Economy, Public Health Interventions Do Not: Evidence from the 1918 Flu” de Sergio Correia, Stephen Luck e Emil Verner, onde estes autores estudaram a Gripe Espanhola de 1918-1919, mostram que as recessões provocadas pelas pandemias são diferentes das recessões resultantes dos ciclos económicos. As pandemias criam simultaneamente crises do lado da oferta e do lado da procura, e juntas provocam danos que, por sua vez, causam grandes prejuízos no sistema financeiro.

Tendo isto em conta, podemos dizer que a austeridade não é a solução e só iria piorar a situação económica do país, temos que aumentar a capacidade produtiva das empresas para combater a crise do lado da oferta e assegurar o rendimento das famílias para combater a crise do lado da procura. O Estado deve atuar como um parceiro das empresas e das famílias, apoiar e incentivar as empresas a fazer investimentos que visam aumentar a produtividade e torná-las mais competitivas e, assim, permitir-lhes aguentar salários mínimos mais elevados, e principalmente assegurar a manutenção dos postos de trabalho, o rendimento das famílias e a justiça social.

O Governo Português atuou rapidamente e anunciou desde logo um conjunto de medidas de apoio às empresas e para assegurar o rendimento das famílias. Na passada terça-feira, nove meses depois do governo anunciar as suas primeiras medidas, é aprovado em conselho de ministros o aumento do salário mínimo nacional para 2021.   

Uma subida de 30 euros da retribuição mínima mensal, na situação atual confere um bom sinal á economia, é uma medida que coloca mais dinheiro nos bolsos de alguns portugueses e que sobretudo dá confiança aos trabalhadores. Contudo o momento atual é diferente do qual nos encontrávamos no ano anterior, por esse motivo a subida do SMN deverá e será mais moderada, devido às atuais condições da economia. Mesmo sendo uma medida positiva para a situação atual da economia portuguesa devemos sempre adaptar os aumentos do salário mínimo á evolução da economia.

Resta-me dizer em jeito de conclusão, que não tenho dúvidas que este é o caminho correto para a recuperação económica do nosso país, e como vimos em anos anteriores, o aumento do salário mínimo foi essencial para o crescimento económico do pais, redução das desigualdades, aumento do emprego e para aumentar a confiança dos portugueses na economia.

Miguel CAMPOS

Socialista e Democrata. Contabilista.

One comment

  1. Acho interessante que digam que o aumento do salário mínimo é importante para a recuperação económica e que diminui as desigualdades, contudo, só as aumenta!! Pensemos numa empresa a passar neste momento por dificuldades financeiras, mas que a custo ainda consegue manter os seus trabalhadores, este aumento do salário mínimo poderá ser insuportável e levará a que esta feche portas, ficando os trabalhadores no desemprego! Isto vai efetivamente ajudar, ou prejudicar? Pensemos, por outro lado, em enfermeiros, médicos, funcionários públicos que têm remunerações acima do salário mínimo, que desempenham funções com mais responsabilidade e que vêm constantemente os seus salários estagnados, é justo? E não me digam que o aumento do salário mínimo promove o aumento destes salários, porque todos sabemos que é mentira!!
    Pensemos criticamente nos assuntos….
    Bom ano!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s